IBGE na Mira: Quase 10 Mil Vagas Temporárias à Vista e Expectativa por Novos Efetivos em 2025!
- Antony Persivá
- 6 de mai.
- 2 min de leitura
Após a intensa operação do Censo Demográfico, o órgão se prepara para lançar um robusto processo seletivo para 9.580 vagas temporárias, além de manter a expectativa por possíveis novas chances para cargos efetivos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conhecido por sua crucial atuação na coleta e análise de dados que moldam o Brasil, sinaliza um ano de 2025 movimentado para quem busca oportunidades no serviço público. Após a intensa operação do Censo Demográfico, o órgão se prepara para lançar um robusto processo seletivo para 9.580 vagas temporárias, além de manter a expectativa por possíveis novas chances para cargos efetivos.
Para quem possui nível médio completo, a mira deve estar nos aguardados editais para Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM), com um impressionante volume de 8.480 vagas, e para Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ), com 1.100 oportunidades. As remunerações iniciais para essas funções temporárias estão estimadas em torno de R$ 2.600,00 para APM e R$ 3.300,00 para SCQ, valores que vêm acompanhados de auxílio-alimentação, tornando-se uma porta de entrada interessante para o serviço público. A banca organizadora para este processo seletivo ainda está em fase de definição, mas a previsão é de que a seleção ocorra por meio de prova objetiva, com as contratações programadas para iniciarem em novembro de 2025.
Enquanto as vagas temporárias ganham contornos mais definidos, a situação para concursos efetivos no IBGE em 2025 passa por uma nuance importante. O órgão participou ativamente da primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) em 2024, e a possibilidade de novas vagas efetivas surgirem na segunda edição do CNU, com edital previsto para julho de 2025, ainda existe. No entanto, o IBGE declarou que novos editais para efetivos não serão abertos enquanto os concursos do CNU estiverem dentro de seu prazo de validade. Portanto, candidatos de níveis médio e superior que almejam uma carreira estável no IBGE devem ficar atentos às movimentações do CNU 2ª Edição.
Para não perder nenhuma atualização sobre essas e outras oportunidades no IBGE, a dica de ouro é acompanhar de perto os canais oficiais do instituto, especialmente a seção "Trabalhe Conosco" em seu site (https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco.html). Além disso, sites e blogs especializados em concursos públicos são excelentes fontes para se manter informado sobre os bastidores e as novidades do mundo dos concursos.
O ano de 2025 promete ser um período de muitas oportunidades para quem busca ingressar no IBGE, seja temporariamente para adquirir experiência e conhecimento do órgão, seja de olho nas futuras chances para efetivos através do CNU. A preparação antecipada e a atenção às fontes oficiais são os melhores caminhos para alcançar o sucesso.
Commentaires